domingo, 20 de janeiro de 2013






CAPÍTULO XXXII - AS REFLEXÕES DE TOMÉ 
(Parte 2)


A hipocrisia também fazia parte parte do caráter humano, assim como a falsidade era a "arma" das almas de seres pouco evoluídos e desprovidos de quaisquer sentimento do bem.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento. Essa palavra passou a designar moralmente pessoas que representam que fingem comportamentos. Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

E o que mais se vê é exatamente as pessoas cometendo o pré-julgamento, e paralelamente fazendo o mesmo.

Já que a prática da religião não se dá fora do contexto humano, ela tem exemplos de hipocrisia e não se pode dizer de nenhuma religião que é imune a ela. O escândalo dos chefes da Igreja Renascer, detidos e a cumprir pena nos E.U.A., é um exemplo, dentre outros, como a Universal do Reino de Deus, que vem colecionando escândalos, e se julgam santos. Bem como a religião Católica que omite casos de pedofilia.

O Novo Testamento do Cristianismo refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural a seita dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15:

" Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

No Zen Budismo, o San Francisco Zen Center forçou seu abade Zentatsu Richard Baker a se demitir nos anos oitenta devido a acusações envolvendo, entre outras coisas, comportamento hipócrita.

E não para por aí, vemos ainda senhores de sessenta e poucos anos, se aproveitando do espiritismo para "colher" meninas novas, aproveitando-se de suas mentes fracas, em um significativo ato hipócrita e tudo isso é mais comum do que se imagina.

- Crê filho, tudo isso é por mim visto e será cobrado na passagem individual de cada um. - indagou, na mente de Tomé, Sued.

Ainda tínhamos a tal falada política, essa sim, o berço da hipocrisia.
Ali nascia subitamente, falcatruas, discórdias, assassinatos e por assim dizer guerras estrondosas.

Adolf Hitler foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido por Partido Nazista, uma abreviatura do nome em alemão Nationalsozialistische, sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os Sozi. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.

As suas teses racistas e anti-semitas, assim como os seus objetivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf, Minha luta. Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus - foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto.

A maioria dos historiadores admite que a maior parte dos perseguidos foi submetido a "Solução Final", enquanto certos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militares.

No período de 1939 a 1945 Hitler liderou a Alemanha enquanto envolvida no maior conflito do século XX, a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha, juntamente com a Itália e com o Japão, formavam o Eixo. O Eixo seria derrotado apenas pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam os "Aliados". Tal grupo fez-se notável por ter sido constituído pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria. 

A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em cinquenta a setenta milhões de pessoas.

Em uma propaganda hipócrita e demagógica, que explorava habilmente as frustrações e o sentimento anti-semita generalizado da sociedade alemã da época, apresentando os judeus como bode expiatório dos problemas sociais, permitiu aos nazistas implantarem-se na classe média e entre os operários, ao mesmo tempo em que o abandono do programa social inicial lhes trazia o apoio da classe dirigente e dos meios industriais.   

- Hoje vemos que tudo está se repetindo, a humanidade completamente cega dentro de suas religiões falhas e de uma política hipócrita, engatilham uma "bomba relógio", a qual está prestes a explodir. O equilíbrio da raça humana tem seu alicerce abalado por essa perigosa mistura, religião e política. - comentou Sued em tom triste. - Eu não criei nem um dos dois!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário